terça-feira, 7 de outubro de 2008

PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE O MOVIMENTO DO CORPO CÊNICO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA

[ Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso ]


http://biblioteca.universia.net/irARecurso.do?page=http%3A%2F%2Fcoralx.ufsm.br%2Ftede%2Ftde_busca%2Farquivo.php%3FcodArquivo%3D1328&id=29309148

Este estudo teve como objetivo examinar a contribuição das linguagens da dramaturgia para o exame das relações entre o movimento corporal e o movimento humano, e ainda; refletir sobre os diferentes aspectos comunicacionais relacionados com a realização do movimento humano, buscando mostrar as inter-relações das linguagens das Artes Cênicas e da Educação Física. A metodologia empregada foi a etnometodologia. Inicialmente a pesquisadora acompanhou o processo do jogo lúdico, através do método da etnografia constitutiva de Hugh Mehan, utilizando-se da técnica de observação direta da atora através de registros em fichas. Em seguida foi utilizado o método etnográfico reflexivo de Steve Woolgar, que tem como objetivo descrever os meios utilizados pelo pesquisado para organizar suas ações. Este método se valeu da técnica da leitura de imagens fotográficas. Para tanto, como objeto de estudo utilizou-se o espetáculo de uma atriz em formação, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - RS. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: primeiro emergiu de um jogo lúdico que aos poucos transformou-se em jogo cênico, até a finalização de sua arte. Na medida em que o jogo lúdico perpassou o estado exploratório dos processos internos para um outro âmbito comunicacional, que seria a retenção de cenas, onde iniciava-se a montagem de sua arte; não foi mais permitido a observação direta, pois neste momento entrava em cena outra espécie de comunicação que seria a busca de atributos técnico-dramatúrgicos para compor sua arte final. Após, foi realizado o mapeamento da literatura sobre os aspectos norteadores do trabalho. O segundo momento da coleta, foi no dia de estréia do espetáculo, realizado no teatro do Centro de Artes e Letras (Caixa Preta) da UFSM. Os dados foram uma série de fotos seqüenciais do espetáculo, perfazendo um total de 23 fotos selecionadas para a análise. As fotos foram tiradas por um fotógrafo profissional em peças teatrais. A máquina fotográfica ficou centralizada em um tripé, que focava o centro do palco, sem possibilidade de deslocamento para não desconcentrar o trabalho da atriz. A análise foi feita por categorias relevantes a fonte teórica e contrapostas entre a imagem artística e a Educação Física. Contudo, consideramos que o trabalho cênico da fantasia-técnica pode estimular esse desenvolvimento. O que nos falta, e que a dramaturgia apresenta de sobra é aprendermos a nos conhecer, objetivo que deve estar nos objetivos das práticas integradoras da Educação Física. As atividades que preenchem nossas aulas por mais simples que possam parecer ela tem que estar fundada em significações, e muitas vezes os sentidos estão lá, o problema é que os educadores não conseguem vê-los, e tampouco conseguem direcionar seus alunos em sua propriocepção.

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